sábado, 3 de abril de 2010

Os gêmeos

Texto por Vir Brandi
Hoje é aniversário dos filhos gêmeos do nosso querido Sebastien Izambard, por isso resolvemos falar sobre alguns assuntos relacionados, afim de homenagear os bebes! ;)




Chama-se gêmeos, dois ou mais irmãos que nascem de uma mesma gestação da mãe, podendo ser idênticos ou não. Apesar de não haver uma estatística precisa, estima-se que uma em cada 85 gravidezas é gemelar. Existem duas maneiras de nascerem irmãos gêmeos.

Gêmeos bivitelinos: são formados a partir de dois óvulos, que geram dois embriões. Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico. Também chamados de gêmeos fraternos, eles não se assemelham muito entre si, podem ter, ou não, o mesmo fator sanguíneo e podem ser do mesmo sexo ou não. Na verdade são dois irmãos comuns que tiveram gestação coincidente. Representam 66% de todas as gestações gemelares. É possível até que cada gêmeo fraternos tenha uma idade gestacional (tempo de gravidez) e até mesmo tenham pais diferentes.

Gêmeos idênticos: formados quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide posteriormente, dando origem à gêmeos idênticos. Os gêmeos idênticos têm o mesmo genoma, e são clones um do outro, portanto são sempre do mesmo sexo. Apenas um terço das gestações são de gêmeos univitelinos. Aciência ainda não consegue explicar o motivo para essa separação cellular, que ocorre entre o 1o e 14o dia após a fecundação do óvulo.

Até hoje, o maior grau de gemelidade em que todos os bebês nasceram e se conservaram vivos é oito (óctuplos). No mundo inteiro só foram registrados dois grupos de óctuplos. O primeiro caso ocorreu em 1998 no Texas e o outro em 2009 na Califórnia, ambos nos Estados Unidos.


Os óctuplos do Texas, completaram 10 anos em 2008


Os óctuplos da California, nasceram em 2009


Mas compartilhar o DNA felizmente não significa compartilhar personalidade. Até existem semelhanças, afinal são irmãos e, normalmente, muito próximos. Razões para pensar e questionar o materialismo.

Melhor mesmo é divertir com a existência de alguémigual a você. O Improv Everywhere (http://improveverywhere.com/), fez um video onde colocaram diversos casais de gêmeos formando uma imagem quase espelhada, no Metrô de Nova York. Super legal!!!






Brincadeiras à parte, mais curioso ainda é ver a distinção acumulada por eles durante a vida. Duas versões distintas, a partir do mesmo ponto, do mesmo potencial natural concebido. Quase universos paralelos. Revelação da individualidade presente em cada um de nós.

O chamado “efeito dupla” sempre interessou psicólogos, que reconhecem no vínculo de irmãos nascidos da mesma gestação uma relação diferente da existente entre não-gêmeos. O tipo de identificação que existe entre dois indivíduos que compartilharam simultaneamente o mesmo útero vai além das questões biológicas. O convívio no ventre materno pode ter importantes implicações nessa fase, anterior ao nascimento.

A psicóloga Piera Brustia, professora da Universidade de Turim, alerta para o fato de que a cumplicidade estabelecida entre os gêmeos pode tornar o relacionamento entre eles tão exclusivo a ponto de distanciá-los de outras crianças. Nesses casos, o acompanhamento psicológico é fundamental para prevenir o isolamento, segundo a psicóloga.




Os filhinhos do Seb, se chamam Lucca e Rose, você sabe o que significa cada um desses nomes escolhidos por Sebastien e Renné.

Lucca: luminoso, brilhante.
Rose: rosa em francês




E o que Lucca e Rose devem estar aprontando hoje???

Aos dois anos...

Um dia ele fala todo orgulhoso que já é "grande" e, minutos depois, faz manha porque quer colo. Esse fenômeno muito típico desta idade é conhecido como regressão e, muitas vezes, indica apenas que a memória do seu filho está se aperfeiçoando e ele consegue lembrar das coisas boas de quando era bebê.

É possível que eles já tenham alguma noção da diferença entre ser homem e mulher. Nessa idade, os meninos começam a imitar o comportamento masculino, e as meninas, o feminino. É importante salientar que as crianças nem sempre copiam o comportamento das pessoas do mesmo sexo. Nesta idade, estão apenas experimentando papéis e tentando descobrir que identidade melhor lhes cai.

Dá para acreditar como eles já devem conseguir conversar?

Crianças de dois anos fazem muitas perguntas e adoram responder às perguntas dos outros. Com sua crescente noção de individualidade, eles aproveitam todas as oportunidades para dizer do que gostam e não gostam.

As crianças ainda usam os sentidos para explorar o mundo, mas podem nos surpreender com observações e comparações sofisticadas, como ao falar que o pêlo do gato é molinho como o cobertor.




Então, gostaríamos de parabenizar Lucca e Rose, pelo aniversário de 2 aninhos! À Seb e Renné, parabéns também e muita força, coragem e determinacyão, porqueduas “pestinhas” de 2 anos, não é nada fácil, não! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário